Os pigmentos que foram testados, respectivamente na imagem abaixo.
- Tinta da China Marrom Acrilex
- Tinta da China Vede Acrilex
- Nanquim trident
- Aquarela Van Gogh (Talens)
- Nanquim oriental em Barra
- Tinta para Canetas Parker
- Aquarela Rembrandt (Talens)
- Tinta Acrílica Galeria (Winsor&Newton)
- Aquarela escolar Pentel
O quadro de cima é a metade não exporta a luz e a de baixo aquela que recebeu luz.
Facilmente vemos que nestes cinco meses a tinta para Caneta Parker sofreu uma grande variação. O preto intenso se tornou cor de ferrugem. Este material eu já retirei da minha gaveta.
Facilmente vemos que nestes cinco meses a tinta para Caneta Parker sofreu uma grande variação. O preto intenso se tornou cor de ferrugem. Este material eu já retirei da minha gaveta.
A outra decepção foi a aquarela Pentel, que apresentou um tom meio lavado. Este pigmento há alguns anos já havia retirado da minha gaveta de materiais artísticos.
Mas a grande surpresa foram as Tintas da China da Acrilex, marrom e verde. Eu estava certo que o resultado seria uma cor bem clara, mas para a nossa surpresa aparentemente não ocorreram nítidas variações.A minha intenção é continuar com este experimento e apresentar uma nova análise daqui cinco meses, podendo estender para daqui há um ano. Assim poderemos saber que pigmento podemos utilizar em nossos trabalhos sem preocupação. É um trabalho lento, mas devemos sempre lembrar que a durabilidade da arte é uma das nossas maiores preocupações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário